Autoconhecimento como ferramenta de libertação emocional

Profile Profile • 19 de setembro de 2025

Share this article

AUTOCONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE LIBERTAÇÃO EMOCIONAL

Uma vez me disseram que eu era uma "encantadora de pessoas" e não, não foi um elogio.

Já ouvi que mulheres precisam ser quietas e discretas, já ouvi que minha oratória era balela. Já riram muito de mim.

E o pior: isso me machucava demais, me sangrava. Me doía saber que a melhor das minhas intenções, toda minha sinceridade e lealdade, não eram (muitas vezes) o suficiente.

O autoconhecimento me libertou dessas vozes e julgamentos. Me descobri: quem sou, como sinto e o que sinto. Como funciono, quais são as minhas ferramentas de defesa. Minhas qualidades e defeitos.

Descobri que minha habilidade de colocar panos quentes era na verdade uma capacidade natural de conciliar e mediar.

Ouvir as pessoas e me comunicar com elas não era e nunca foi encantamento, era na verdade uma habilidade de empatia aprimorada a custa de muitas , muitas dores vividas.

Eu acredito nas pessoas e nas dores delas, acredito nas relações, acredito nas conversas, nas mudanças. Acredito (enquanto houver espaço para isso).

Muitos de nós (não todos, naturalmente) precisamos ser ouvidos, validados e encorajados a entender o outro? Não! A nos entender.

Afinal, nenhum de nós (infelizmente) nascemos com um manual de instrução. E, portanto, não somos nem os elogios e nem as críticas que nos fazem - estamos em constante descoberta e aprimoramento.

Então, o meu lema é: senta aqui do meu lado e me conta, a gente toma um café e tenta entender.

Às vezes faço isso também com um microfone nas mãos.

Não tem manual, mas há caminhos, inúmeros caminhos.

Com amor

Hel

Recent Posts

Por Profile Profile 19 de setembro de 2025
Existem ótimos motivos para se comunicar com os visitantes do seu site. Você pode divulgar promoções e produtos novos ou atualizá-los com dicas e informações.
Por Profile Profile 19 de setembro de 2025
Escreva sobre aquilo que você conhece. Se você não souber muito de determinado assunto de interesse dos seus leitores, convide um especialista.